O logotipo é um dos pilares do branding de uma empresa. Ele é o primeiro contato do consumidor com a marca e deve sintetizar os principais valores da empresa: no que ela acredita, o que defende e para quem se direciona. Por isso, o design de logotipo exige cuidado, dedicação e muito estudo.
Na hora de representar a síntese visual de uma empresa, o designer precisa conhecê-la bem, seja por meio do cliente, seja por estudos e pesquisas desenvolvidas."A importância do logotipo é como ele faz diferença na vida das pessoas que vão se relacionar com aquela marca", acredita Fernanda Salgado, gerente de design do escritório Ana Couto Branding, em São Paulo.
A construção do logotipo pode ser divida em quatro etapas:
ENTENDA O CLIENTE
Quanto mais informações o designer poder juntar do cliente, melhor será o desenvolvimento da marca. Saber tudo, desde cores cores preferidas, gostos musicais, literários e cinematográficos, vai poder conduzir melhor ainda o desenvolvimento. Saber desses pequenos detalhes é essencial para começar o posicionamento da marca.
TIPOGRAFIA OU IMAGEM?
A criação de um logo em tipografia ou apenas imagem depende do tempo de fortalecimento da marca perante o mercado.
O logo é algo muito além do que se imagina. Ele não está na empresa, na publicidade, muito menos nos produtos, mas está na mente dos consumidores da marca, e é isso que é preciso objetivar.
No inicio, para uma marca se estabelecer e ficar conhecida com seu nome, a junção dos dois (escrita e simbolo) pode ser a melhor alternativa, sempre levando em conta a aplicabilidade do logo.
APLICAÇÕES
Pensar no logo vai além de só criar uma imagem bonita. É preciso entender em quais contextos ele será utilizado, para então pensar em como cria-lo. Formas simples, sem muito desenho e rebuscamento, tornam o logo mais fácil de ser lido a distância, ou mesmo de ser reproduzido em papelaria, produtos e embalagens.
Pensar na forma como ele será usado é importante para definir como ele será feito. Também é importante pensar na cor. Na hora de reproduzir o logo em meios como digital e impresso, é preciso sempre ficar atento como a cor aparece nos dois. Elas precisam ser idênticas para não causar confusão no público.
CONVENCIMENTO DA MARCA
Após toda a realização do logo, é preciso mostrar -e convencer- o cliente de todas as escolhas feitas para o projeto. Para o cliente ter uma ideia de como o a marca será aplicada, é sempre preferível mostrar as soluções em diversos materiais para simular o uso da marca. Construir uma apresentação que seja eficiente e mostrar ao cliente os resultados que ele alcançará com a marca é um dos pontos fundamentais para fazer com que o logo seja compreendido pela equipe.
Computer Arts/ Edição 86/ Design de Logotipo
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